
Formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1914, e escolheu a sua terra natal para iniciar a sua carreira profissional.
Em 3 de junho de 1916, já com sua clínica, voltou ao Rio de Janeiro e casou-se com sua companheira incansável, Dona Maria Celeste Ribeiro Gandra, cujo casamento gerou quatro filhos, todos nascidos em Jundiaí.
Como médico, prestou relevantes serviços a Jundiaí, tendo empregado as suas atividades profissionais em inúmeros setores, tais como:
No Hospital de Caridade "São Vicente de Paula".
Na Chefia do Serviço Sanitário Municipal, onde se destacou pelas prontas medidas adotadas na debelação da epidemia de gripe que assolou o Município em 1918.
Foi Chefe da Inspetoria de Profilaxia da Lepra e um dos organizadores da Campanha Lepra para transferência dos doentes jundiaienses para o leprosário de Pirapitinguí, onde inaugurou uma rua com o nome de Jundiaí.
Foi o fundador e Chefe da Clínica da Casa de Saúde "Fratelanza Italiana" onde exerceu, com devotado carinho a sua atividade profissional de 1925 à 1936.
Foi médico da Cia. São Bento de Tecelagem, do centro dos motoristas, estando seu nome ligado a muitas outras instituições de beneficência.
Politicamente seu nome foi de grande projeção no cenário municipal, tendo sido respectivamente o 34º e o 36º prefeito, nos períodos de 25 de setembro de 1933 à 13 de fevereiro de 1936 e de 4 de junho de 1936 à 16 de julho de 1936, cuja administração foi cheia de notáveis realizações entre as quais se destacam:
A Construção do Paço Municipal, inaugurado em abril de 1936.
A 1ª Exposição Vitivinícula do Estado de São Paulo, realizada em 20 de janeiro de 1934.
A construção da ponte artística ligando o Bairro da Ponte São João à cidade, inaugurada em 1937.
Elevação para 312 da quilometragem das estradas de rodagem do Município.
Um completo estudo sobre abastecimento de água.
A criação da Escola Profissional Mista e Núcleo de Ensino Profissional, criadas em 1934.
A criação do Grupo Escolar de Vila Arens, inaugurado em 28 de setembro de 1934 cujo terreno fez doação ao Governo de Estado.
A criação da Cooperativa dos Viti-vinicultores do Bairro de Caxambú que foi inaugurada em 1935.
O aumento para 20 do número das escolas municipais.
A criação da Repartição de Estatística anexa a Prefeitura Municipal, a primeira a ser instalada no interior do estado cujo funcionamento data de 6 de setembro de 1934.
A criação da Estação Experimental Viticultura de Currupira, cujo terreno, com área de 95 alqs, doou ao Governo do Estado.
A criação do Centro de Saúde, cujas atividades tiveram início em 1936 e muitos outros proveitosos empreendimentos.
Deixando a prefeitura, foi eleito Deputado Estadual, onde exerceu o cargo de 1º Secretário da Assembléia Legislativa no período de 1936 à 1937 tendo conseguido que o congresso votasse a lei de criação do Ginásio de Estado, em Jundiaí.
Foi ainda o Chefe do Movimento Constitucionalista de 1932, tendo acompanhado e combatido ao lado dos bravos expedicionários jundiaienses.

Faleceu na capital do Estado, aos 18 de maio de 1946 com 55 anos de idade, tendo sido sepultado no Cemitério São Paulo.
Fonte: Painel da Recepção da Escola Gandra.