quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Dr. Antenor Soares Gandra (Biografia)

O Doutor Antenor Soares Gandra, nasceu em 10 de fevereiro de 1891, em Jundiaí (SP). Filho do Tenente Coronel Julio Cezar Ferreira Gandra e de Dona Maria Soares Gandra, ambos agricultores e proprietários da Fazenda Santa Fé, localizada no Distrito de Paz de Rocinha.
Formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1914, e escolheu a sua terra natal para iniciar a sua carreira profissional.
Em 3 de junho de 1916, já com sua clínica, voltou ao Rio de Janeiro e casou-se com sua companheira incansável, Dona Maria Celeste Ribeiro Gandra, cujo casamento gerou quatro filhos, todos nascidos em Jundiaí.

Como médico, prestou relevantes serviços a Jundiaí, tendo empregado as suas atividades profissionais em inúmeros setores, tais como:
No Hospital de Caridade "São Vicente de Paula".
Na Chefia do Serviço Sanitário Municipal, onde se destacou pelas prontas medidas adotadas na debelação da epidemia de gripe que assolou o Município em 1918.
Foi Chefe da Inspetoria de Profilaxia da Lepra e um dos organizadores da Campanha Lepra para transferência dos doentes jundiaienses para o leprosário de Pirapitinguí, onde inaugurou uma rua com o nome de Jundiaí.
Foi o fundador e Chefe da Clínica da Casa de Saúde "Fratelanza Italiana" onde exerceu, com devotado carinho a sua atividade profissional de 1925 à 1936.
Foi médico da Cia. São Bento de Tecelagem, do centro dos motoristas, estando seu nome ligado a muitas outras instituições de beneficência.

Politicamente seu nome foi de grande projeção no cenário municipal, tendo sido respectivamente o 34º e o 36º prefeito, nos períodos de 25 de setembro de 1933 à 13 de fevereiro de 1936 e de 4 de junho de 1936 à 16 de julho de 1936, cuja administração foi cheia de notáveis realizações entre as quais se destacam:
A Construção do Paço Municipal, inaugurado em abril de 1936.
A 1ª Exposição Vitivinícula do Estado de São Paulo, realizada em 20 de janeiro de 1934.
A construção da ponte artística ligando o Bairro da Ponte São João à cidade, inaugurada em 1937.
Elevação para 312 da quilometragem das estradas de rodagem do Município.
Um completo estudo sobre abastecimento de água.
A criação da Escola Profissional Mista e Núcleo de Ensino Profissional, criadas em 1934.
A criação do Grupo Escolar de Vila Arens, inaugurado em 28 de setembro de 1934 cujo terreno fez doação ao Governo de Estado.
A criação da Cooperativa dos Viti-vinicultores do Bairro de Caxambú que foi inaugurada em 1935.
O aumento para 20 do número das escolas municipais.
A criação da Repartição de Estatística anexa a Prefeitura Municipal, a primeira a ser instalada no interior do estado cujo funcionamento data de 6 de setembro de 1934.
A criação da Estação Experimental Viticultura de Currupira, cujo terreno, com área de 95 alqs, doou ao Governo do Estado.
A criação do Centro de Saúde, cujas atividades tiveram início em 1936 e muitos outros proveitosos empreendimentos.
Deixando a prefeitura, foi eleito Deputado Estadual, onde exerceu o cargo de 1º Secretário da Assembléia Legislativa no período de 1936 à 1937 tendo conseguido que o congresso votasse a lei de criação do Ginásio de Estado, em Jundiaí.
Foi ainda o Chefe do Movimento Constitucionalista de 1932, tendo acompanhado e combatido ao lado dos bravos expedicionários jundiaienses.

Em 1936 transferiu sua residência para São Paulo, e exerceu o cargo de Assistente Médico Superintendente do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina, do qual foi um dos organizadores, até o ano de 1946.

Faleceu na capital do Estado, aos 18 de maio de 1946 com 55 anos de idade, tendo sido sepultado no Cemitério São Paulo.

Fonte: Painel da Recepção da Escola Gandra.